top of page

Un Chant D'Amour

Jean Genet, 1950

 

Un Chant D'Amour Ã© o único filme do escritor francês Jean Genet, que o dirigiu em 1950. A história ilustra desejo amoroso e sexual entre dois prisioneiros e o ciúme do guarda que os observa.


Apesar de ter sido censurado pouco tempo depois pelos seus explícitos conteúdos homossexuais, foi considerado pela Queer Encyclopedia of Film and Television como um dos primeiros e mais notáveis a retratar a paixão homossexual no ecrã.

Love in the Afternoon

Billy Wilder, 1957

 

Ariane, filha de um detective contratado para investigar um caso de infidelidade num casamento, descobre que o marido deste casp decide matar o amante. Ariane decide avisar Frank, um dos maiores galãs dos Estados Unidos, mas acaba tambem ela apaixonada por este milionário.

 

Sendo Frank conhecido pelos seus diversos casos amorosos, Ariane, inspirada nos casos do pai, encena inúmeros casos amorosos, criando uma relação de ciúme entre os dois que leva Frank a contratar, sem saber, o pai de Arian para investigar a própria filha.

Bonnie and Clyde

Arthur Penn, 1967

 

A adaptação romanceada da verídica história de Bonnie Parker e Clyde Barrow, dois assaltantes que, com a sua quadrilha, que aterrorizaram por quatro anos os Estados unidos com os seus, na década de 30.

 

Reconhecido como demonstração grande de lealdade e amor que supera todos os perigos, este filme é considerado um dos mais importantes da época, responsável pela mudança na linguagem cinematográfica de Hollywood, na seguinte década.

 

Happiness

Todd Solondz, 1998

 

Um filme que retrata a trágica vida amorosa de três irmãs e dos seus pais. Com um nome um tanto irónico, conta a história de destas relações vividas de maneira muito própria, entre divórcios, separações, amores não correspondidos e relações sem compromisso.

 

Apresar de ter sido controverso devido às suas cenas sexuais, o filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times.

Brokeback Mountain

Ang Lee, 2005

 

Brokeback Mounta, filme com inúmeros prémeos, conta a história de dois jovens vaqueiros que se apaixonam mas seguem as suas vidas acabando por casar com as respectivas namoradas. Entre o amor que sentem um pelo outro, o medo que sentem de se assumirem homossexuais e a decisão de não largar as suas famílias, vão seguindo a sua vida com encontros esporádicos.

 

Em retrospectiva nas suas vidas, vão-se dando da importância do amor, e de dar o passo certo com a pessoa certa.

500 Days Of Summer

Marc Webb, 2009

 

A história Tom e Summer dois colegas de trabalho que iniciam uma relação. Tom está apaixonado mas Summer não acredita no amor, apesar de se dar muito bem com Tom. Depois de inúmeras incertezas sobre Tom, o casal separa-se deixando Tom destroçado.

 

Mas tarde, os dois descobrem a sua relação os levou a descobrir o verdadeiro amor noutras relações.

 

Amour

Michael Haneke, 2012

 

Vencedor de inúmeros prémios, o filme relata a relação de Anne e Georges, um casal de professores de piano reformados, nos seus 80. A relação deste casal é posta à prova quando Anna adoece a ponto de quase não falar.

 

O amor dos dois é retratado com o respeito, intimidade e carinho que mostram um pelo outro e, essencialmente durante a doença de Anna quando Georges não desiste de a apoiar e cuidar dela, mesmo quando todos sugerem o contrário

To The Wonder

Terrence Malick, 2012

 

O Filme retrata a relação de Neil e Marina que se conhecem em França e decidem começar uma vida juntos nos Estados Unidos.

Relata as dificuldades e os altos e baixos da sua relação. 

 

Apresenta muitos dos contratempos que podemos encontrar em diferentes tipos de relação.

bottom of page